sábado, 8 de janeiro de 2011

Novas lotações marcam pioneirismo em acessibilidade


Porto Alegre é a primeira capital brasileira a dispor, no sistema de transporte seletivo, de veículos lotações com elevador para acessibilidade de pessoas com deficiência e box para o estacionamento dos cadeirantes. A entrega oficial dos primeiros veículos foi realizada em solenidade nesta quarta-feira, 22, em frente ao Paço Municipal. (fotos)

A implantação dos novos veículos, parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) e a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), com equipamentos para o transporte de pessoas com deficiência, representa uma ação pioneira no país. Para o prefeito, a iniciativa mostra a importância da qualificação do transporte coletivo da cidade na gestão municipal. “Mais uma vez, demonstramos que queremos avançar no desenvolvimento da cidade, respeitando sempre as diferenças e combatendo as desigualdades. Não adianta pensarmos em Copa 2014 sem pensarmos em detalhes como este, de inclusão social, que possibilitam maior acessibilidade aos cidadãos”, destacou Fortunati. (vídeo)

Características - Os carros adaptados são equipados com ar-condicionado, 21 lugares, poltronas reclináveis em dois estágios com cintos de segurança retráteis, no padrão rodoviário. Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a partir de agora todos os veículos que entrarem na frota deverão apresentar o mesmo padrão. A programação de renovação da frota, com idade média de 5 anos, prevê a inclusão de 50 novos veículos no sistema até o final de janeiro de 2011.

O titular da Seacis, Tarcízio Teixeira Cardoso, também participou da entrega dos veículos. O cadeirante Dilceu dos Santos, 38 anos, testou e aprovou a nova lotação adaptada. “Esta é uma conquista dos cadeirantes e das pessoas com deficiência. Agora, sabemos que podemos pegar uma lotação especialmente adequada as nossas necessidades. Nós, porto-alegrenses, estamos avançando cada vez mais em acessibilidade e inclusão”, afirmou.


Linhas - Os novos veículos atenderão as linhas 787 Ipiranga PUC; 314 Canal 10; 130 Guarujá; 161 Ipanema e 590 Guerino/Lindóia. A frota circula com 403 veículos, 29 linhas principais e 17 secundárias, com 4.632 viagens diárias, no transporte de aproximadamente 56 mil passageiros / dia, transportados sentados.


ACESSIBILIDADE - 22/12/2010
Prefeito José Fortunati presente na Solenidade de Apresentação dos Novos Veículos de Transporte Seletivo com elevador para acessibilidade de pessoas com deficiência.
Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Um comentário:

  1. Adorei as informações do blog de vcs!!! Admiro, adoro e apoio o trabalho da Ong Caminhadores!!! Vcs são muito empenhados, profissionais no que fazem...Parabéns!!! Para dar exemplo em inclusão para todo o país!!!!

    ResponderExcluir