domingo, 27 de abril de 2014

ULBRA Canoas: palestrante debate acessibilidade e turismo



Os Cursos Tecnológicos de Gestão da ULBRA Canoas também realizaram atividades relativas a 1ª Semana ULBRA de Acessibilidade.
Na noite de quinta-feira, 24.04, foi promovida palestra intitulada Acessibilidade e Turismo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre e analista técnico de lazer do Serviço Social da Indústria (Sesi), Rotechild dos Santos Prestes.
O palestrante também é presidente da ONG Caminhadores, uma instituição sem fins lucrativos, criada com o objetivo de oportunizar às pessoas com deficiência a prática do Ecoturismo e a educação ambiental. Ao abordar sobre as ações voltadas ao turismo para pessoas com deficiência, ele mostrou exemplos da ONG que preside. “As iniciativas que realizamos na Caminhadores possibilitam que essas pessoas não tenham a sensação de exclusão social”, salientou Rotechild. Ele ainda destacou que a ONG elabora projetos que atuam no ecoturismo acessível para todos. “Realizamos caminhadas em vários morros de Porto Alegre e fazemos turismo no Parque da Redenção, no centro histórico da Capital e até turismo náutico”, exemplificou. Ao explanar sobre as diferentes formas da gestão voltada a pessoas com deficiência, Rotechild forneceu algumas orientações de como as pessoas com deficiência devem ser integradas nas organizações. “É importante que os colaboradores de empresas saibam como receber um novo trabalhador seja ele cadeirante, cego ou surdo”, salientou o convidado. O convidado também englobou em sua explanação aspectos como legislação, transporte e habitação. A 1ª Semana ULBRA de Acessibilidade tem o objetivo de incentivar o debate e as ações de conscientização junto aos acadêmicos e à comunidade sobre a importância de se pensar em alternativas e políticas públicas para que pessoas com deficiência tenham melhor acesso a qualquer tipo de serviço. O evento está sendo promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com as Coordenações de Extensão das Unidades da ULBRA e o Programa Permanente de Acessibilidade (PPA). Veja a matéria completa no link http://www.ulbra.br/imprensa/noticia/ultimas/5654/ulbra-canoas-palestrante-debate-acessibilidade-e-turismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário