segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

PRAIA ACESSÍVEL LAMI - PORTO ALEGRE - Fev 2019

QUANDO SE QUER TUDO É POSSÍVEL!
Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2019, aconteceu a IV edição do programa Praia Acessível para todos, organizado pela Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte SMDSE em parceria com a ONG Caminhadores RS, pioneira no banho assistido em cadeiras anfíbias.
O evento aconteceu na praia do Lami, Zona Sul da cidade, oportunizando a um grupo de mais de 100 pessoas com ou sem deficiência, o banho assistido.
Lembrando que o programa de banho assistido ocorre há 8 anos, neste final de semana foi um marco em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre, pois o presidente da ONG Caminhadores RS, Rotechild Prestes, coordenou o banho assistido em cadeiras anfíbias, sendo o primeiro banho realizado em nosso estado ainda em janeiro de 2011.
As tratativas para realizar esta ação compartilhada só ocorreram devido à condução positiva de Jorge Heleno Brasil, Coordenador de Acessibilidade e Inclusão da SMDSE, onde apresentou em uma plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência COMDEPA, a logística do evento deixando claro a todos que poderiam participar, como usuários ou oferecer algum serviço aos visitantes da IV edição do Praia Acessível Para Todos.
A ação foi dividida em duas equipes:
1) A equipe de terra, liderada pelo Coordenador Jorge Brasil, envolveu logística de alimentação, mobilidade, transporte, cadeiras, som, lonados e apoio profissional com a sua equipe e um excelente atendimento.
2) A equipe de água liderada pelo próprio Presidente da ONG Caminhadores RS, Rotechild Prestes, que levaram para o banho assistido, 15 cadeiras anfíbias, guarda-sol, esteiras de praia, cadeiras de banho fixas e andador em PVC.
O brilho desta grande ação inclusiva de verão na beira da praia, teve grandes parceiros que fizeram jus ao termo VOLUNTARIADO.
- ONG Caminhadores RS com voluntários e cadeiras anfíbias.
- Markulino's Especial Kids, brinquedos infláveis inclusivos.
- Kinder Centro Integração da Criança Especial, doando as cadeiras de banhos fixas de PVC.
- SESI/RS – Serviço Social da Indústria, lançou o banho assistido no RS.
- Associação da Pessoa Com Deficiência de Barra do Ribeiro (APCD-BR), doando um andador em PVC com rodinhas.
- Grupo de Escoteiros do Mar Seival 365-RS, com passeio caiaques.
- ACAS - Associação Crianças e Adolescentes Surdos RS, que ofertou através do Medida Certa, exames de medição pressão e glicose.
- Grupo de Tradutores e Intérpretes de Libras do IFSUL, através do professor Ângelo Collioni.
- Divas's - Associação de Mulheres, que intermediou a gravação ao vivo com a RBS TV.
APOIADORES:
- FADERS Acessibilidade e Inclusão.
- Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COEPEDE.
- Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre - COMDEPA.
- Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e de Baixa Visão – MBMC.
Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Dominantes - AAPPAD Ataxias. - Associação Gaúcha de Distrofia Muscular - AGADIM.
- Instituto Atlas Biosocial - IABS.
- Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC.
- Associação de Cegos do Rio Grande do Sul - ACERGS.
PARTICIPANTES:
- UVIDEF – Associação Viamonense de Pessoas com Deficiência.
- SUPERA RS de Alvorada.
- Conselho Municipal dos Direito das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do Município de Alvorada.
- Dona Terezinha, radialista da Rádio Itapuã.
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDEPA.
- Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Cachoeirinha – CMPD.
- Jovens Aprendizes da INTEGRAR RS.
- AMAMDIR - Associação de Mães e Amigos do Movimento Direitos iguais do RS, que representa o Movimento Nacional "Eu Empurro essa Causa" em Porto Alegre.
- Moradores da nossa bela Porto Alegre.
- Comércio local, que abrigou os materiais de trabalho.
Compareceram ao evento também: autoridades do executivo e do legislativo da nossa cidade, como a Comandante Nádia, atual Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE ), Vereador Paulo Brum, que nos deu uma boa notícia, já protocolou um projeto de lei para entrar no calendário o Praia Acessível de Porto Alegre e os Vereadores Moisés Barboza e Alvoni Medina, Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Idosos.
Para a ONG Caminhadores RS, ver cada Pessoa com Deficiência sendo atendida por nossos voluntários, de modo humanizado, sentindo o bem estar em contato com a água, é a verdadeira sensação de dever cumprido. Crianças com deficiência brincando na água com todos os direitos exercidos e merecidos sentindo se igual usando o que temos de mais novo em tecnologias assistivas, como cadeiras anfíbias, cadeiras fixas de banho e esteiras de borracha. A Ong Caminhadores, fazendo a diferença na vida das pessoas.
Assessoria de Comunicação - ONG Caminhadores RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SLALOM BALNEÁRIO PINHAL 2024

  No domingo dia 21 de janeiro, aconteceu a 1ª Copa Slalom em Cadeira de rodas Balneário Pinhal 2024, abrindo o circuito Gaúcho de competiçõ...