quarta-feira, 27 de abril de 2011

Programa Assembleia Inclusiva









A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul intensifica as ações do programa Assembléia Inclusiva. A meta é tornar o parlamento modelo de instituição pública inclusiva através de ações permanentes. Nesse sentido, dois eventos marcam a semana.

Na quarta-feira, a assinatura do termo de cooperação técnica com a FADERS vai possibilitar a promoção de políticas públicas para pessoas com deficiência.

Na sexta-feira, o encontro com os integrantes do Movimento SuperAção vai discutir a realização da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto. Também será lançada uma cartilha que traz dicas de convivência com pessoas com deficiência.

A Assembléia gaúcha tem acessibilidade em locais como o plenário, o teatro Dante Barone e o Solar dos Câmara. Além disso, há 3 anos, a TV AL produz e exibe o programa Faça a Diferença que promove os direitos humanos, a inclusão e o respeito à diversidade. É apresentado pela cadeirante Juliana Carvalho, servidora que está coordenando o Assembléia Inclusiva. Na Rádio Assembléia são veiculados dropes de inclusão com informações rápidas sobre diversidade, o que vai ocorrer também na TV do parlamento.

“Se o preconceito existe pela falta de conhecimento, o parlamento também precisa ser responsável por disseminar informações que promovam inclusão e a convivência harmônica com a diversidade humana”, avalia o presidente do parlamento Adão Villaverde.

Sobre o Movimento SuperAção
Formado por jovens com e sem deficiência, tem sede em São Paulo e filiais em todo o país. Sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, através de eventos socioculturais. A ação mais conhecida do Movimento SuperAção é a Passeata realizada desde 2004 em São Paulo, que celebra o dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Hoje a passeata é realizada também no Rio de Janeiro, em Recife, Natal, Porto Alegre e nas cidades argentinas Santa Fé, Rosario e San Justo.

SERVIÇO
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica ALRS e FADERS
27 de abril, quarta-feira, 10h - Salão Júlio de Castilhos ALRS
www.al.rs.gov.br (51) 3210-1264

Reunião com o Movimento SuperAção
29 de abril, sexta-feira, 14h – Sala da Presidência AL RS
www.movimentosuperacao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SLALOM BALNEÁRIO PINHAL 2024

  No domingo dia 21 de janeiro, aconteceu a 1ª Copa Slalom em Cadeira de rodas Balneário Pinhal 2024, abrindo o circuito Gaúcho de competiçõ...